Fechar Aviso

AVISO!

Devido à recente regulamentação da lei do jogo online em Portugal, não nos será mais possível disponibilizar prémios para Portugal no site Betmotion.net. O site esta disponível apenas para que os jogadores possam aceder às suas contas de utilizador. Acreditamos estar novamente a trabalhar dentro de poucas semanas.

Notícias Esportivas

Entenda de uma vez por todas como funciona o futebol americano

Entenda de uma vez por todas como funciona o futebol americano

21 Janeiro 2019por Mariana Pacheco

Conhecido nos Estados Unidos apenas como football, o futebol americano é um esporte de equipe e de contato. São características importantes nessa modalidade a velocidade, a agilidade, a capacidade tática e a força dos jogadores, uma vez que eles precisam empurrar, bloquear e alcançar os oponentes, tentando fazer avançar a bola em território inimigo durante o tempo de jogo.

O futebol americano é extremamente popular nos Estados Unidos. Desde os anos 1990, passou o baseball como o esporte favorito da nação. A NFL (National Football League) é a liga profissional lá e consiste em 32 equipes. O jogo do título, o Super Bowl, tem uma audiência anual de quase metade dos lares com TV americanos, e é também emitido para 150 outros países em cerca de 30 idiomas diferentes. Inclusive, as 15 maiores audiências da história da televisão americana foram em jogos de Super Bowl.

Um jogo de futebol americano possui quatro quartos, cada um com duração de 15 minutos. Contudo, o jogo nunca dura apenas uma hora, já que existem muitas pausas que podem ser feitas. Entre o segundo e o terceiro quarto se dá o intervalo do jogo que dura 12 minutos. Em caso de empate, há prorrogação. Cada time possui três pedidos de tempo no primeiro tempo (primeiro e segundo quartos) e mais três no segundo tempo (terceiro e quarto quartos) e eles servem não apenas para orientar os jogadores e pensar melhor uma jogada chave, mas especialmente para parar o relógio quando a equipe está correndo contra o tempo para pontuar.

Entenda de uma vez por todas como funciona o futebol americano

O campo

O campo deve ser uma área retangular com 100, 90 ou 80 jardas. As duas end zones devem ter no mínimo 8 e no máximo 10 jardas. A medida de uma end zone deve ser igual à da outra. Desta forma, o menor campo possível de jogo é de 96 jardas, e o maior, 120 jardas totais. Uma jarda normalmente tem 36 polegadas (91.44cm), mas pode ser encurtada até um mínimo de 34.12 polegadas (86.67cm) se for necessário.

Ainda de acordo com o Livro de Regras e Interpretações da CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano), cada gol deve ter duas traves verticais brancas ou amarelas se estendendo a, pelo menos, 30 pés (9,14m) acima do solo com uma trave horizontal branca ou amarela unindo as duas, cujo topo deve estar a 10 pés (3,05m) do solo.

Entenda de uma vez por todas como funciona o futebol americano

A bola

Nas partidas oficiais, a bola deve cumprir especificações como:

- Ser nova ou seminova (uma bola seminova é aquela que não se alterou e mantém as

propriedades e qualidades de uma bola nova).

- Ter cobertura feita de quatro painéis de couro ou couro sintético rugoso sem dobras que não as

Costuras.

- Ter uma costura principal de oito laçadas igualmente espaçadas.

- Ser de cor natural marrom.

- Ser inflada à pressão entre 12-½ e 13-½ psi (libras por polegada quadrada).

- Pesar entre 14 a 15 onças (397 a 425 gramas).

Uma curiosidade sobre esse assunto, segundo a Liga dos 32, é que são necessárias cerca de 600 vacas para suprir a quantidade de bolas por uma temporada completa da NFL. Aliás, uma vaca tem uma chance em 17.420.000 de “se tornar” umas das bolas usadas no Super Bowl.

Entenda de uma vez por todas como funciona o futebol americano

Equipamento obrigatório

Todos os jogadores devem usar os seguintes equipamentos:

  • Capacete.
  • Proteções de quadril.
  • Camisa.
  • Protetores de joelho.
  • Protetor bucal.
  • Calças.
  • Protetores de ombros.
  • Meias.
  • Protetores de coxa.

Entenda de uma vez por todas como funciona o futebol americano

Mas como funciona?

O futebol americano é um jogo de conquista de território, com o objetivo principal de chegar até a end zone, ou seja, a extremidade do campo adversário. A regra base do esporte é que o time que está no ataque tem quatro tentativas (“downs” ou descidas) para conquistar 10 jardas.

"First down" é quando a equipe que ataca conquista pelo menos as 10 jardas necessárias e ganha mais quatro tentativas para ganhar, no mínimo, outras 10 jardas. E assim vai caminhando pelo campo e conquistando o território adversário rumo à end zone.

Para quem ainda não está familiarizado com o esporte, assistir a um jogo de futebol americano na TV pode ser um pouco confuso. O placar, por exemplo, pode estar sinalizado como 1st & 10 – isso significa primeira descida (tentativa) para 10 jardas. Agora se tem a indicação 3rd & 3, isso diz que a equipe que está atacando vai para sua terceira descida e precisa ganhar, no mínimo, três jardas.

É comum as equipes utilizarem apenas três das quatro tentativas da regra base. A quarta geralmente é reservada ou para o punt – onde a equipe chuta a bola no estilo tiro de meta de um goleiro para que o adversário inicie sua série de ataque no outro extremo do campo, o mais longe possível da end zone do time que chutou o punt – ou para o Field Goal, onde o chutador do time que ataca vai tentar colocar a bola entre as traves, dependendo da posição de campo naquele momento.

Quantos jogadores tem em um time de futebol americano?

No futebol americano, cada time é composto por 11 jogadores. O número de substituições em uma partida é ilimitado. Sendo assim, mais de 30 atletas costumam participar de um mesmo jogo. Inclusive, a maioria das equipes tem três "times": o time de ataque, o de defesa e o de especialistas. Existem muitos jogadores especializados em cada uma destas unidades, sendo que alguns podem só ser usados em certas situações.

Início da partida

O kickoff dá início à partida. Nele, o kicker (chutador) chuta a bola oval posicionada no chão sobre a linha de 35 jardas em direção à extremidade do campo do adversário. O retornador da equipe que recebe o chute segura a bola e avança correndo, tentando chegar até a melhor posição de campo possível – ou seja, corre o mais para frente que conseguir – antes de ser derrubado.

Seu time começará a atacar do ponto que o retornador for derrubado (sofrer o tackle). Caso o chute do kickoff caia na end zone, o retornador pode resolver não retornar com a bola e apenas ajoelhar por lá, assim seu time começará a atacar automaticamente na linha de 20 jardas de seu campo de defesa. A end zone é a área de 10 jardas no final de cada lado do campo e o objetivo principal de cada time. Para marcar um touchdown, as equipes têm que chegar nessa área, que normalmente é pintada de uma cor diferente e com as cores do time da casa.

Entenda de uma vez por todas como funciona o futebol americano

Estrutura de ataque

A estrutura de ataque de uma partida de futebol americano é formada pelos seguintes elementos:

  • Quaterback (QB): É quem dita a jogada. Pode lançar para um receiver, dar para um corredor ou carregar a bola.
  • Running back: Recebe a bola do quaterback e tenta avançar correndo.
  • Center: Inicia a jogada; ajusta seu ataque à defesa rival.
  • Linha ofensiva: Protege o quaterback para que ele consiga lançar.
  • Wide receiver: Rápido, corre para receber os passes do quaterback.
  • Tight end: Desloca-se para receber passes ou para proteger o quaterback.

A jogada se inicia com um snap, na qual o center passa a bola por baixo das pernas para o quarterback, que, com a bola em suas mãos, terá duas alternativas ou formas de atacar para avançar jardas:

Jogo terrestre: O quarterback entrega a bola nas mãos do corredor do time (running back) para que ele corra com ela procurando espaços entre os defensores para avançar ou o próprio QB pode correr, tentando surpreender a defesa do oponente.

Jogo aéreo: Aqui, o quarterback lança a bola para algum recebedor e, caso ele consiga segurar, o passe é completo e a equipe avança até o ponto em que o recebedor foi derrubado ou saiu de campo. Caso a bola caia no chão, o passe é incompleto e a jogada seguinte começa do mesmo ponto da anterior, sem avanço.

Estrutura de defesa

  • Linha defensiva: Pressiona a linha de ataque para evitar corridas ou derrubar o quaterback.
  • Cornerbacks: Marcam os wide receivers.
  • Linebacker: Derruba rivais que correm com a bola ou o quaterback antes de ele lançar.
  • Safety: Na última linha de defesa, ajuda os cornerbacks na marcação.

Pontuação

A pontuação em um jogo de futebol americano funciona da seguinte forma:

Touchdown (6 pontos): É conquistado quando um jogador tem a posse legal da bola dentro da end zone do adversário. Conquistar um touchdown é o principal objetivo da equipe que ataca.

Um ou dois pontos extras podem ser obtidos depois de um touchdown. Fica a decisão da equipe que ataca marcar um ponto extra ou uma conversão de 2 pontos. O snap (quando o center passa a bola por debaixo das pernas para o seu quarterback, dando início a jogada) acontece na linha de 2 jardas (NFL) ou 3 jardas (futebol universitário). A equipe que defende só pode obter pontos durante uma tentativa de conversão da outra equipe se um defensor obtiver a posse de bola e a transportar até à zona de finalização adversária, assim a sua equipe obtém dois pontos.

Um ponto extra obtém-se da mesma forma que um gol de campo (Field Goal) durante as jogadas normais. O ponto extra é chutado com uma distância de 33 jardas (NFL).

Uma conversão de dois pontos é obtida da mesma forma que um touchdown durante as jogadas normais.

Field Goal (3 pontos): É conquistado colocando a bola no chão e a acertando entre as traves verticais amarelas de gol atrás da end zone. Se a tentativa for falha, a bola é devolvida à linha de scrimmage original (linha imaginária transversal que corta o campo e se posiciona entre a linha defensiva e a linha ofensiva) - na NFL, o local do pontapé -, e a posse é dada à outra equipe. É comumente utilizado em situações de quarto down ou no final de uma partida para conseguir a vitória.

Safety (2 pontos): É obtido quando um jogador é derrubado, sai pelo fundo ou comete uma falta específica na sua própria end zone.

Entenda de uma vez por todas como funciona o futebol americano

Futebol americano no Brasil

Cada vez mais brasileiros e brasileiras demonstram interesse pelo esporte que há décadas encanta os americanos. Desde que a ESPN começou a transmitir a NFL, a popularidade do esporte foi crescendo e abrindo caminho para a prática em solo brasileiro.

O número de praticantes também está aumentando no Brasil, ano após ano, tanto de maneira profissional como recreativa. A CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano) divide o esporte em duas modalidades: flag football, na qual uma fita na cintura do jogador deve ser retirada pela defesa da outra equipe, e a versão mais “americana”, original, de muito mais contato. A primeira divisão do campeonato nacional conta com 32 equipes divididas por regiões.

A CBFA existe desde 2013, em substituição à AFAB (Associação Brasileira de Futebol Americano), fundada em 2000, e é responsável por regulamentar, organizar e fomentar o esporte no Brasil, no papel de instituição máxima sobre o futebol americano no país. A CBFA é reconhecida pela IFAF (Federação Internacional de Futebol Americano).

Times brasileiros de Futebol Americano

Confira as equipes nacionais, separadas por Estado, de acordo com o site nflabrasileira.com.br:

AMAZONAS

Manaus Raptors

BAHIA

Cavalaria 2 de Julho

CEARÁ

Ceará Caçadores

DISTRITO FEDERAL

Brasília Aligators

Brasília Templários

Leões de Judá

Tubarões do Cerrado

ESPÍRITO SANTO

Vila Velha Tritões

GOIÁS

Goiânia Rednecks

MARANHÃO

MAC Tupinambás

MATO GROSSO

Cuiabá Arsenal

MATO GROSSO DO SUL

Campo Grande Predadores

MINAS GERAIS

America Locomotiva

Paraíso Miners

Galo FA

PARAÍBA

Tropa Campina

PARANÁ

Coritiba Crocodiles

Paraná HP

PERNAMBUCO

Arcoverde Templários

Caruaru Wolves

Recife Horses

Recife Mariners

RIO DE JANEIRO

Botafogo Reptiles

Flamengo Imperadores

Vasco da Gama Patriotas FA

Patriotas FA Feminino

RIO GRANDE DO NORTE

Bulls Potiguares

Natal Scorpions

Ufersa Petroleiros

RIO GRANDE DO SUL

Juventude FA

Santa Maria Soldiers

SANTA CATARINA

Jaraguá Breakers

Miners Futebol Americano

Timbó Rex

SÃO PAULO

Botafogo Challengers

Corinthians Steamrollers

Leme Lizards

Portuguesa FA (antiga Lusa Lions)

Marília Templars

Mooca Destroyers

Ocelots

Palmeiras Locomotives

Ponte Preta Gorillas

Rio Preto Weilers

ABC Corsários (Antigo São Caetano Blue Birds)

São Paulo Storm

Sorocaba Vipers

Termos e Condições

1. Somente participantes com 18 anos ou mais poderão jogar e ganhar prêmios.

2. Para participar é necessário deixar um e-mail e um telefone atualizado para entrarmos em contato com os ganhadores.

3. 300 créditos serão entregues a cada segunda-feira para cada jogador cadastrado, para que possam gerar pontos até domingo. A cada domingo os pontos serão zerados e os rankings semanais encerrados, premiando os 3 primeiros colocados com os seguintes bônus para serem jogados no Betmotion.com:

1º lugar: R$200 (US$50)
2º lugar: R$100 (US$25)
3º lugar: R$50 (US$15)

4. Além dos rankings semanais, teremos rankings que irão do dia 1 ao término de cada mês. No ranking mensal premiaremos os 5 melhores colocados com os seguintes bônus para serem jogados no Betmotion.com:

1º lugar: R$500 (US$125)
2º lugar: R$300 (US$75)
3º lugar: R$200 (US$50)
4º lugar: R$100 (US$25)
5º lugar: R$100 (US$25)

5. Cada usuário poderá ganhar somente um prêmio semanal no mês, podendo escolher a semana em que deseja receber o prêmio, no caso de ganhar em mais de uma semana. - No caso de solicitar um prêmio semanal, o usuário não poderá solicitar outro por mais que tenha melhorado a posição anterior.

6. Cada usuário não poderá ganhar dois prêmios mensais de forma consecutiva.

7. Os bônus serão exclusivamente para a área de Sports.

8. Em caso de empate o prêmio será dividido em partes iguais. Exemplo: dois participantes ficam empatados nas posições 1 e 2 do ranking semanal. A soma de ambos prêmios é de R$300 (US$75) e esse valor será dividido em partes iguais.

9. Em caso de empate nas posições 3 e 4 do ranking, como há apenas um prêmio, o mesmo será dividido em partes iguais entre os participantes empatados.

10. No caso de não podermos estabelecer contato com o ganhador dentro de um prazo máximo de 7 dias, tal jogador perderá o direito de receber o prêmio.

11. Só será permitido uma conta por computador, pessoa, casa ou endereço de e-mail. No caso de detectarmos mais de uma conta, estas poderão ser deletadas e os prêmios retirados dos ganhadores.

12. Reservamo-nos o direito de modificar ou encerrar esta promoção sem aviso prévio.

13. Os Termos e Condições gerais do Betmotion.com se aplicam para este bônus.