O que é hat-trick e como se aplica nas apostas esportivas

hat-trick

Quem traduz hat-trick de forma literal – “truque da cartola” – não imagina o quanto esse termo é amplamente aplicado no mundo dos esportes. Resumidamente, ele é associado a algum feito que ocorra três vezes, geralmente de modo consecutivo. Automobilismo, beisebol, futebol, hóquei e rugby são apenas algumas das modalidades que utilizam a expressão.

Acredita-se que sua origem remete à Era Vitoriana, quando hat-trick referia-se a um comum truque, no qual o mágico retirava três coelhos da cartola. Contudo, no século XIX, o termo migrou para os esportes, sendo que a primeira vez que ele foi usado nesse sentido foi em um jogo de críquete, muito popular na Inglaterra, Austrália, Índia, África do Sul, Nova Zelândia, entre outros. Veja como ele é aplicado em outras modalidades:

  • No automobilismo, hat-trick é quando o piloto ganha a prova, faz a pole position e marca a volta mais rápida.
  • O hat-trick original no beisebol implica o jogador rebater uma simples, uma dupla, uma tripla e um home run durante uma mesma partida.
  • O feito ocorre no futebol quando um jogador faz, na mesma partida, durante o tempo regulamentar, três gols. No hóquei no gelo aplica-se a mesma regra.
  • Em ambas as regras de rugby (Rugby Union e Rugby League), um hat-trick é feito quando um jogador converte três ou mais trys (forma de marcar pontos) em um só jogo.