Saiba quais são as expectativas do vôlei para o Rio 2016

PH: CBV
PH: CBV

A tocha olímpica já está em solo brasileiro e a contagem regressiva oficial marca 88 dias para o início da 1ª edição do maior evento esportivo do mundo na América do Sul. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 acontecerão de 5 a 21 de agosto. Entre as modalidades mais populares está o vôlei, que terá 12 equipes participantes.

Os times serão divididos em dois grupos, nos quais todos se enfrentam. Os quatro primeiros de cada chave avançam. Os donos das melhores campanhas de cada lado disputam o ouro, enquanto os perdedores das semifinais jogam pela medalha de bronze. Todas as partidas serão no Maracanãzinho.

Equipes confirmadas

O esporte já tem sete equipes de cada categoria com vagas garantidas para a olimpíada. Até agora, foram classificados pelo masculino Brasil, Estados Unidos, Itália, Argentina, Rússia, Cuba e Egito. No feminino, estão Brasil, China, Sérvia, Rússia, Estados Unidos, Argentina e Camarões.

Medalhas do Brasil

Esta será a 14ª vez que o esporte fará parte da programação olímpica, tendo estreado em 1964, em Tóquio. Entre os homens, o Brasil, comandado por Bernardinho, buscará a 3ª medalha de ouro, após as conquistas em 1992 (Barcelona) e 2004 (Atenas).

Medalhista de ouro em 2008 e 2012, a equipe feminina brasileira, comandada por José Roberto Guimarães, tentará repetir o feito de Cuba, única tricampeã olímpica de forma consecutiva, entre 1992 e 2000.

Vôlei de praia

No vôlei de praia, todas as partidas, tanto no masculino quanto no feminino, ocorrerão na arena que será montada nas areias de Copacabana. Será a 6ª vez que o esporte fará parte da programação olímpica, com estreia em 1996. No Rio de Janeiro, as duplas brasileiras serão Alison/Bruno Schmidt e Evandro/Pedro Solberg.

 

Fontes: CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) e Globo Esporte.