Saiba como identificar mentiras e blefes na mesa de poker

Psicólogos e especialistas da área afirmam que é possível detectar mentiras e intenções das pessoas por meio da análise de suas expressões faciais e gestos. Inclusive, essa ciência se tornou muito conhecida com o sucesso da série Lie to Me, exibida no Brasil pelo canal Fox. No mundo do poker, tais reações físicas são chamadas de tells – e, nas mesas, a capacidade de decifrar os oponentes toma uma proporção ainda maior.

Segundo a Bluff Brasil, tells são reações físicas não intencionais que os jogadores apresentam ao receber suas cartas, ver um flop (primeiras três cartas comunitárias abertas em um jogo de Texas Hold’em), uma aposta ou ouvir o comentário de um adversário. Elas podem durar milésimos de segundos, mas quem tem o olho treinado consegue detectá-las. Veja a seguir os seis tells mais comuns nas mesas e como decifrá-los:

Mãos tremendo: Na maioria dos casos o adversário apresenta esse tell quando tem um jogo muito bom. O momento mais fácil de fazer essa observação é quando o adversário está fazendo sua aposta.

Olhar para as próprias cartas imediatamente após o flop: Imagine um flop com três cartas de um naipe. Um dos jogadores imediatamente olha suas cartas. Geralmente ele olha para conferir o naipe de suas cartas. Observe suas atitudes após essa conferida e aja de acordo.

Olhar para as fichas ou levar a mão até elas após o flop: Essa é clássica! Quando imediatamente após o flop um jogador tem uma dessas reações, em geral é hora de fugir. Jogadores pouco experientes em jogos ao vivo costumam fazer isso com mãos fortes.

Distância da mesa: É comum um jogador aproximar seu torso da mesa quando gosta de suas cartas. Por outro lado, muitas vezes, quando um jogador não gosta do que viu, ele se afasta da mesa.

Silêncio imediato: Seu adversário está no meio de uma conversa e, de repente, ao ver o flop, ele se cala e congela. Cuidado. Geralmente este jogador tem um bom jogo.

Padrão de apostas: Alguns jogadores apostam forte quando estão blefando e pouco quando têm cartas excelentes. Outros fazem o inverso. Esta é uma informação que pode ser excepcionalmente lucrativa contra um adversário específico.

Você pode conferir a matéria completa aqui.