Playoffs da NBA começaram neste fim de semana

Photo credit: NBAE via Getty Images
Photo credit: NBAE via Getty Images

Depois de cerca de cinco meses e 82 jogos de cada time, chegou o momento mais aguardado pelos fãs de basquete – os playoffs da NBA (National Basketball Association). As partidas começaram no último final de semana (16 e 17 de abril). Serão 16 equipes – oito de cada conferência (Leste e Oeste) – que disputarão, em melhor de sete jogos, o troféu Larry O’Brien.

Primeiro lugar do Oeste, o Golden State Warriors venceu 73 partidas da temporada, superando o recorde do Chicago Bulls de 1995/96. O time enfrentará o Houston Rockets. No Leste, o líder é o Cleveland Cavaliers, de LeBron James, que jogará contra o Detroit Pistons nesta primeira rodada.

Um pouco de história

A NBA é a principal liga de basquete do mundo. Fundada em 1946 como BAA (Basketball Association of America), mudou para o nome atual em 1949, após a fusão com a rival NBL (National Basketball League). Os seus jogadores já foram considerados os esportivas mais bem pagos do planeta, por salário médio anual, segundo o site SportingIntelligence.

Despedida

O último dia da temporada regular da NBA (13/04) foi também a despedida de um dos melhores jogadores de basquete de todos os tempos, Kobe Bryant. O astro do Los Angeles Lakers deixou a liga, após 20 anos, de maneira exemplar: ele marcou 60 pontos e levou sua equipe à vitória no minuto final sobre o Utah Jazz, por 101 a 96. Aos 37 anos, o atleta aposentado se dedicará à sua empresa, que investe em companhias esportivas com potencial de crescimento.

Fontes: NBA e Sportv.