Nova temporada da MLB abre com três disputas acirradas

blog-curiosidades--do-basebal

No último domingo (03/04), teve início a nova temporada da MLB (Major League Baseball), a maior liga de beisebol do mundo. A abertura contou com três jogos: St. Louis Cardinals vs. Pittsburgh Pirates (1×4); Toronto Blue Jays vs. Tampa Bay Rays (5×3); e The New York Mets vs. The Kansas City Royals (3×4).

A MLB é composta por 30 times – 29 americanos e um canadense – divididos em duas sub-ligas, a American League (Liga Americana) e a National League (Liga Nacional), cada uma com 15 equipes, que, por sua vez, são separadss de acordo com três divisões: Leste, Oeste e Central.

Normalmente, a temporada regular dura seis meses (de abril a setembro). Neste período, todos os times disputam 162 jogos, sendo a maioria contra outros da mesma liga. Contudo, ocorre obrigatoriamente pelo menos um confronto “interligas” em cada série.

Classificação

A classificação dos times acontece dentro de cada divisão (Leste, Oeste e Central). O líder é aquele que tem mais vitórias, sendo que cada jogo ganho vale 0,5 ponto e cada derrota, -0,5. Após as disputas da temporada regular, tem início os playoffs (pós-temporada), nos quais 10 equipes participarão.

Em seguida, são formados os confrontos entre os dois vencedores de cada liga (American e National). Por fim, na última etapa, chamada World Series, cada equipe defende sua liga em sete jogos. Aquela que vencer quatro disputas consagra-se a campeã da temporada da MLB.

Alguns recordes*

  • Maior número de rebatidas

Líder: Pete Rose, com 4.256

Jogador ativo mais próximo: Derek Jeter, com 3.304

  • Home runs

Líder: Barry Bonds, com 762

Jogador ativo mais próximo: Alex Rodríguez, com 647

  • Corridas impulsionadas

Líder: Hank Aaron, com 2.297

Jogador ativo mais próximo: Alex Rodríguez, com 1.950

  • Eliminações por strike

Líder: Nolan Ryan, com 5.714

Jogador ativo mais próximo: Andy Pettitte, com 2.320

  • Vitórias

Líder: Cy Young, com 511

Jogador ativo mais próximo: Andy Pettitte, com 245

 

*Dados compilados até 2013.

 

Fontes: http://mlb.mlb.com/, http://www.blogdobeisebol.com/, http://extratime.uol.com.br/