Desenhos curiosos de baralho

Desenhos curiosos de baral

Os baralhos surgiram entre os séculos XIII e XIV. Naquela época, era crime imprimir cartas e jogar. Mas nem por isso as pessoas deixaram de criar baralhos ou até mesmo jogar. Ao longo de todos estes anos, diversos desenhos curiosos deram as caras nas cartas de baralho. Um dos utilizados no Brasil, em 1830, tinha origem portuguesa e contava com dragões nos ases, uma figura humana no 2 de paus, com reis, cavaleiros e damas serviçais (conhecidas como sotas) como figuras.

De origem espanhola, entre as cartas, há o Rei com o numeral 12. O valete também não existia, ou melhor, era utilizado o numeral 11 com a figura de um senhor em cima de um cavalo. Em 1870, as cartas ganharam a presença de personalidades como D. Teresa Cristina, D. Pedro II, o imperador da França, os reis de Portugal e da Espanha e suas consortes.

No século XIX, os naipes das cartas começaram a se desenhar no Brasil como vemos atualmente. Os desenhos seguiam a lógica de que ouros eram as moedas, copas eram as taças, espadas eram essas armas e paus eram bastões.