Curiosidades sobre Estocolmo, palco da final da Europa League

Nesta próxima quarta-feira (24/05), será conhecido o grande campeão da UEFA Europa League de 2017. O jogo decisivo entre Ajax e Manchester United será realizado na Friends Arena, em Estocolmo, às 15h45 (horário de Brasília). A capital da Suécia é uma das cinco regiões com crescimento mais rápido no continente europeu. Confira outras curiosidades dessa província encantadora*:

Onde fica

Estocolmo está situada no leste da Suécia e está cercada por água. O Lago Mälaren fica a oeste da cidade, com o Mar Báltico a leste. A maior parte de Estocolmo é composta por ilhas nestes grandes corpos de água.

 

Como chegar

Pelo ar: O aeroporto de Arlanda tem ligações às principais cidades de todo o mundo. O centro da cidade fica 40 kms a sul e é facilmente alcançado de trem, autocarro e automóvel (o bilhete de autocarro custa cerca de 10 euros, enquanto um táxi não deve ser ultrapassar os 50). Há diversos voos de baixo custo que aterram no aeroporto de Skavsta, 120 kms a sudoeste de Estocolmo.

Por estrada: Estocolmo pode ser alcançado a partir do norte e do sul da Suécia através da autoestrada E4 e do oeste da Suécia e da Noruega através da E18. Existem ligações de autocarro das principais cidades da Suécia para Estocolmo, assim como de Oslo e de Copenhaga.

De trem: Gotemburgo fica a 3,5 horas de comboio. Malmo, Copenhaga e Oslo estão a cerca de cinco horas de Estocolmo.

Por mar: Há ligações de ferry de Estocolmo para Helsínquia e Turku na Finlândia, assim como para São Petersburgo, na Rússia, e Tallinn, a capital da Estónia.

 

O que visitar

Cultura: O Palácio Real, a Ópera de Estocolmo e a Câmara Municipal ficam muito perto uns dos outros no centro da cidade. O mais famoso dos inúmeros museus é talvez o Museu Vasa, onde está exposto o navio de guerra com o mesmo nome que afundou no porto de Estocolmo em 1628, tendo sido recuperado apenas em 1961.

Típico: A cidade velha – Gamla Stan – é o local onde foi fundada em meados do século XIII a Estocolmo medieval. Existem muitas lojas e restaurantes na zona, especialmente em Västerlånggatan, onde também é possível visitar o Palácio Real.

Atividades ao ar livre: A ilha de Djurgarden, situada a leste do centro de Estocolmo, é um dos locais favoritos de praticantes de corrida e de ciclistas, sendo também um óptimo local para realizar um almoço relaxado ao fim-de- semana. Nas proximidades ficam o parque de diversões da cidade, Gröna Lund, e o Museu Vasa, onde é possível ver de perto o recuperado navio de guerra com o mesmo nome. O imponente Vasa afundou-se no porto de Estocolmo na sua primeira viagem em 1628 e permaneceu submerso até 1961. Também situado em Djurgarden, o Museu ao ar livre de Skansen é muito popular desde 1891, com o ABBA Museum a ser uma das mais recentes atrações da cidade.

 

Comer e beber

Estocolmo é uma cidade cosmopolita e que oferece comida de todos os cantos do mundo, mas num tradicional “korvkiosk” pode encontrar vários tipos de salsichas (korv) servidas com puré de batata. O mercado de Hötorgshallen, no centro da cidade, é um excelente local para provar estas especialidades.

 

Quer apostar na final da Europa League?

Para esse evento, o Betmotion Sports preparou uma promoção especial para quem apostar via mobile: 20% de cashback! Veja mais aqui.

 

*Informações turísticas tiradas do site oficial da UEFA (http://pt.uefa.com).