Começa Roland Garros, o torneio mais charmoso do tênis

Roland Garrosphoto credit: Tour Eiffel – Roland Garros 2014 via photopin (license)

Disputado às margens do rio Sena e sob a Torre Eiffel, em Paris, o Roland Garros (ou Aberto da França) é considerado o torneio mais charmoso do tênis – e possivelmente o preferido dos espectadores. As partidas das chaves principais tiveram início no último domingo (22/05) e estendem-se até o dia 6 de junho.

Grandes nomes do esporte mundial estarão presentes nas quadras de saibro, como Novak Djokovic, Rafael Nadal, Serena Williams e Victoria Azarenka. Entre os brasileiros, estarão Thomaz Bellucci, Rogério Dutra Silva e Teliana Pereira.

O evento

Roland Garros é disputado em melhor de cinco sets para os homens e melhor de três sets na chave feminina. As partidas costumam demorar algumas horas – o jogo mais longo da história aconteceu em 2004, entre os franceses Fabrice Santoro e Arnauld Clement, e durou 6 horas e 33 minutos. Placar final: Santoro venceu Clement por 16 x 14 no quinto set – ao todo foram disputados 71 games na partida.

Grand Slam

Assim como o Aberto da Austrália, Wimbledon e US Open, Roland Garros faz parte do Circuito Grand Slam e está entre os quatro torneios de tênis mais importantes do mundo, seja em relação à pontuação, premiação ou, ainda, à tradição.

Em toda a história do esporte, apenas dois tenistas conseguiram a façanha de vencer os quatro campeonatos no mesmo ano: Donald Budge, em 1938, e Rod Laver, em 1962 e 1969. No feminino, três jogadoras já conquistaram os quatro títulos do Grand Slam em um ano: Maureen Connolly, em 1953, Margaret Court, em 1970, e Steffi Graf, em 1998.

Top jogadores do circuito atual

Na categoria masculina simples, o maior vencedor de Grand Slams do mundo é o suíço Roger Federer, com 17 títulos. Promessa para quebrar esse recorde, o espanhol Rafael Nadal já acumula 14 vitórias no circuito. Em seguida, aparece o sérvio Novak Djokovic, com 11 torneios ganhos – incluindo o último Aberto da Austrália.

No feminino, a americana Serena Williams é considerada a maior jogadora da atualidade, com 21 títulos de Grand Slams. Sua irmã Vênus Williams conquistou sete torneios do circuito, enquanto a russa Maria Sharapova, cinco. Empatadas com duas vitórias cada estão a bielorrussa Victoria Azarenka, a tcheca Petra Kvitova e a russa Svetlana Kuznetsova.

  

Fontes:

http://www.rolandgarros.com/

http://esporte.hsw.uol.com.br/