Bingo de 90 bolas: como jogar

bingo

O bingo é um dos jogos mais populares do mundo. Existem diferentes modalidades, sendo que as mais conhecidas são: 75 bolas, 80 bolas e 90 bolas. As regras são simples e muito parecidas entre si. O objetivo final, independente do tipo, é preencher as grades em um determinado padrão.

O mais antigo de todos os bingos é o de 90 bolas. Ele surgiu na Inglaterra e conquistou os soldados durante a Primeira Guerra Mundial. O jogo também era promovido por igrejas e outras entidades, com o fim de angariar fundos. Desde então, as regras continuaram praticamente as mesmas.

Apresentação das cartelas

No bingo de 90 bolas, a cartela é composta por 27 campos, sendo 15 números dispostos em uma grade de três linhas e nove colunas. Cada linha contém cinco casas enumeradas e quatro espaços em branco. Os números sorteados vão de 1 a 90 – isso deixa a jogabilidade um pouco mais lenta que o bingo de 75 bolas, porém, esse ponto é compensado pela diversão que o jogo promove.

As colunas estão distribuídas da seguinte maneira:

A 01 a 10

B 11 a 20

C 21 a 30

D 31 a 40

E 41 a 50

F 51 a 60

G 61 a 70

H 71 a 80

I 81 a 90

Como jogar

No vídeo bingo, a primeira coisa que o jogador deve fazer é familiarizar-se bem com a cartela. O jogo tem seis cartelas disponíveis, sendo possível escolher todas de uma vez só ou menos. É preciso ficar mais atento para não se perder na hora de marcar os números, principalmente se utilizar muitas cartelas.

No bingo online, não há um sorteador físico de números. Trata-se de um software que retirará os números à medida que eles são sorteados. Conforme as bolas forem aparecendo, o jogador deve verificar se corresponde a algum número presente na sua tabela e, em caso positivo, deverá marcá-lo. Existem as opções de marcação manual e automática. Nos jogos virtuais, o usuário também é informado sobre o modelo de jogo ganhador, o símbolo ou a combinação que deve ser marcada na sua cartela.

Como ganhar

Neste jogo, há três chances diferentes de ganhar – acertando uma linha, duas linhas ou três linhas. Há três níveis de premiação: linha, linha dupla e bingo. Sempre haverá três ganhadores. O primeiro prêmio vai para o jogador que preencher uma linha inteira. O segundo, para aquele que completar duas linhas. E, logicamente, o prêmio do bingo vai para o jogador que primeiro completar a sua cartela inteira. Entenda melhor:

Uma Linha: Ocorre quando o jogador cobre todos os números de qualquer uma das linhas do seu bilhete. Caso isso aconteça, ele deverá gritar “Bingo” para retirar o seu prêmio. Dependendo da sala em que estiver jogando, um jackpot pode ser acrescentado aos seus ganhos.

Duas Linhas: Similar a anterior, mas o objetivo é completar duas linhas ao invés de uma. Porém, para tanto, o jogador deverá ter preenchido uma linha anteriormente. Aqui resta saber se ele irá reclamar o prêmio por uma linha ou se continuará jogando até completar a segunda.

Bingo ou Full House: Para chegar ao Full House, o jogador deverá cobrir todos os números que estiverem no seu bilhete de bingo. Esta modalidade oferece os maiores prêmios e os melhores jackpots. Quando um usuário completa a cartela vencedora, o jogo para e ele é apresentado aos demais da sala.