75, 80 ou 90 bolas: Descubra o tipo de Bingo ideal para você

bingo

Um dos jogos mais populares do mundo, o Bingo se apresenta em diferentes versões. As mais conhecidas são as de 75, de 80 e de 90 bolas. Apesar do objetivo final ser o mesmo – preencher todos os espaços da cartela ou formar padrões – alguns fatores e regras de cada uma mudam a percepção e a experiência do jogador. Confira, a seguir, um resumo dos três tipos principais de Bingo e descubra qual tem mais a ver com você:

90 bolas: É o mais antigo de todos. Aqui, a cartela é composta por 27 campos, sendo 15 números dispostos em uma grade de 3×9. Cada linha contém cinco casas numeradas e quatro espaços em branco. Os números sorteados vão de 1 a 90 – isso deixa a jogabilidade um pouco mais lenta que os outros tipos, porém, esse ponto é compensado pela diversão prolongada. Ideal para quem não está com pressa, tem tempo para se entreter e aprecia o clássico.

75 bolas: Preferida dos americanos, esta é a modalidade mais rápida e dinâmica por possuir uma quantidade menor de números a serem sorteados. A sua cartela é quadrada, dividida em uma grade de 5×5, totalizando 25 casas. No centro, existe um vazio, chamado de free ou grátis, e nos demais espaços há a distribuição de 1 a 75 dentro das letras B I N G O. A versão oferece uma gama maior de preenchimento da cartela. Ideal para jogadores ágeis, que pensam rápido e querem um pouco mais de emoção.

80 bolas: Esta é uma versão nova muito apreciada pelos amantes do jogo, pois é uma mistura das duas outras modalidades citadas acima. O seu ritmo pode ser considerado o melhor e mais equilibrado, pois não é tão rápido como o de 75 e nem tão lento como o de 90. A cartela é composta por 16 números dispostos em uma grade de 4×4 de cores diferentes. A ordem é vermelho, amarelo, azul e prata/branco. Existe uma opção que permite comprar um conjunto de cartelas de uma vez (com o nome de “série”). Cada série apresenta números que variam entre 1 e 80. O diferencial deste Bingo é que além de ser cantado o número, a cor da bola também deve ser falada. Ideal para quem busca equilíbrio, mas quer sair do lugar-comum.