10 curiosidades para já entrar no clima do Halloween

halloween-1001677_1920

Pode parecer estranho, mas o Halloween – ou Dia das Bruxas – teria surgido como um ritual dos povos celtas para espantar fantasmas. A antiga civilização acreditava que, na noite do dia 31 de outubro, os espíritos dos mortos ressurgiam para possuir os vivos. A fim de escapar da maldição, as pessoas apagavam o fogo em suas casas, para deixá-las frias e indesejáveis, e se vestiam com roupas esfarrapadas e desfilavam pelas ruas escuras dos vilarejos, fazendo barulho. Para entrar no clima dessa festa sinistra e muito divertida, veja mais 10 curiosidades sobre a data:

  • Originalmente o Halloween não tinha nenhuma relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro, e na verdade marcava o fim do verão (Samhain significa literalmente “fim do verão”).
  • Na Irlanda, onde o Halloween teve origem, os moradores seguem as tradições dos tempos dos celtas e acendem fogueiras em áreas rurais, enquanto as crianças se fantasiam e batem de porta em porta aos pedidos de “doces ou travessuras”, um jogo disseminado também nos Estados Unidos.
  • A famosa pergunta “gostosuras ou travessuras?” também se originou na Irlanda. Para celebrar a data, as crianças celtas iam de casa em casa vestindo roupas extravagantes e pedindo provisões para as comemorações de Halloween em nome da deusa Muck Olla. Os celtas acreditavam que o único modo de apaziguar os espíritos do mal era oferecer comida para ela. Quem se recusava a ajudar sofria com as “travessuras” da deusa. Já hoje, quem aplica o castigo são as próprias crianças.
  • Hoje, o Halloween é feriado nos Estados Unidos, e o comércio costuma registrar um enorme volume de vendas, principalmente de guloseimas, fantasias e acessórios. A data só perde para o Natal no quesito “gastança”. Cerca de 2,5 bilhões de dólares são gastos apenas no continente americano no famoso Dia das Bruxas.
  • Na realidade, Halloween é o “fast mode” da expressão “All Hallows’s Eve”, que significa “noite de todos os santos”.
  • No México existe o feriado chamado “Dia de Los Muertos”, ou Dia dos Mortos. Diferente da tradição norte americana e europeia, os mexicanos celebram esse dia de maneira feliz, e não temem a morte, ou seja, não há nenhuma conotação de suspense ou de medo. Culturas asiáticas também têm o costume de honrar os falecidos no mês de outubro de forma positiva.
  • Segundo a tradição norte-americana, se uma pessoa veste suas roupas ao avesso, e anda para trás na noite de Halloween (31 de outubro), ela verá uma bruxa à meia-noite.
  • O medo excessivo do Dia das Bruxas tem até nome: Samhainofobia.
  • As cores oficiais do Halloween são laranja e preto. Laranja simboliza o outono (estação no hemisfério norte em outubro), e preto simboliza a escuridão, a fronteira entre os vivos e os mortos, o desconhecido.
  • O Betmotion possui uma seleção de jogos aterrorizantes para seus usuários celebrarem o Halloween. Confira a lista aqui.